sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Para que serve Creatina

Entre os praticantes de musculação e outros esportes, a creatina só não é mais famosa que o Whey Protein, no mundo dos suplementos. A creatina tem várias funções e diversos usos. Todos os anos, surgem novos estudos sobre a creatina e nem todos são devidamente divulgados e chegam ao público consumidor de suplementos alimentares.

Aprenda como tomar creatina.

A creatina foi descoberta dois séculos atrás, em 1832, pelo cientista francês Michel Eugene Chevreul. Ela é benéfica não só entre os praticantes em musculação, mas também em natação, corrida, levantamento de peso e outros esportes que envolvem força, potência e velocidade.

Para que Serve a Creatina

Quais são os Benefícios, Efeitos e a Função da Creatina?

  • Aumento considerável de força (alguns estudos apontam para um aumento de 8%);
  • Diminuição da fadiga em exercícios de alta intensidade;
  • Aumento sutil de massa muscular, o chamado "inchaço".

O benefício mais famoso é o aumento de força. Alguns estudos dizem que a creatina emagrece. Existem também pesquisas que indicam que ela pode ser usada na reabilitação de portadores de atrofias por grandes imobilizações.

Há cerca de três meses, um estudo do Laboratório de Nutrição e Metabolismo da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP revelou que a suplementação de creatina aliada a exercícios melhora o quadro de pacientes com diabetes tipo 2. O benefício está no controle da taxa de açúcar no sangue, que é elevada nos diabéticos. A doença dificulta a absorção de glicose nas células, função que passaria a ter apoio da creatina. Mesmo os pacientes com alteração das funções renais não apresentaram complicações durante o estudo.

A creatina tem efeitos positivos até para o cérebro humano. 

Cientistas da Universidade de Sydney testou os efeitos da creatina para a memória e a inteligencia. Um grupo suplementou creatina enquanto o outro ingeriu um placebo. O grupo que tomou creatina saiu melhor em testes de memória e inteligência.

Creatina serve para ganhar massa muscular?
Exercícios de alta intensidade recrutam mais fibras musculares que exercícios de baixa intensidade. Como a creatina aumenta a força, ela aumenta, por consequência, a intensidade dos exercícios.

Creatina serve para ganhar massa muscular

Leia sobre os tipos de creatina.

Ela também retém líquido, aparentando um aumento da massa muscular em poucas semanas de uso.

Alguma dúvida sobre a creatina? Comente abaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário